Já comentei várias vezes aqui no blog que evito rótulos, receitas ou fórmulas. Prefiro a busca da verdade, da simplicidade, com suas variações e exigências adaptativas. O termo “making of” é um bom exemplo, pois deveria ser sinônimo do registro de tudo aquilo que acontece nos bastidores, inclusive da preparação da noiva. Entretanto, o termo tornou-se tão popular que hoje em dia a quase totalidade dos colegas fotógrafos referem-se apenas à maquiagem da noiva no salão.

Gostaria de, sucintamente, colocar uns pontos que considero cruciais para as meninas que querem o registro da maquiagem no dia de seus casamentos.

Fortaleza não é mais aquela cidade de antigamente que se ia de um ponto a outro em quinze minutos. Hoje em dia leva-se até duas horas para percorrer poucos quilômetros. Então, escolha um lugar perto do local da cerimônia. Todos nós, inclusive as equipes de fotografia, estamos sujeitos aos efeitos do trânsito, com acidentes e congestionamentos.

Ainda com relação ao local, adoro quando a noiva escolhe um lugar diferente, pessoal, como uma casa ou um hotel, pois suas fotos serão únicas. Gosto muito de explorar a arquitetura, os detalhes e as luzes do lugar. Entretanto, se você prefere a garantia de um salão de beleza especializado em noivas, lembre-se de avisar o horário de chegada do fotógrafo, para que o salão se prepare e o deixe entrar na hora combinada.

Nesta foto, feita pelo meu sobrinho Marcelo Meireles, tentamos evidenciar o momento da maquiagem, mais preocupados com a sutileza do olhar do que com o mero registro da “pintura” do rosto. A imagem foi capturada com uma Canon 5DmkIII + Canon EF 50mm f/1.2 L USM, ISO 3.200, velocidade 1/320 e abertura f/2.2. Captura em RAW Adobe RGB e pequenos ajustes no Lightroom 4.1. Nada de manipulação ou Photoshop.

Advertisements

2 thoughts on “Imagem da semana 05

  1. Vou fazer meu “making of” tão perto do local da cerimônia que se o carro der problema, a pé eu chego a tempo! Rs
    E também vai ser no lugar mais pessoal que eu consegui pensar. Onde, aliás, o Marcelo Meireles já registrou bons momentos uma vez.
    Tudo isso, seguindo os conselhos dessa equipe que é nota 1000!
    É bom demais poder contar com a sensibilidade de fotógrafos que eu sei que vão registrar o meu olhar e não o meu olho… rs
    Adorei o texto, Fábio!!! Um abraço!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s